T. 19 3868 9979
whatsapp (19) 9 9628 3136
contato@folhasdeoliva.com.br

Um novo cosmético lipídico PPAR para benefícios antienvelhecimento.

Melhora clínica para a pele fotoenvelhecida com ácido linoléico conjugado (CLA): Um novo cosmético lipídico PPAR para benefícios antienvelhecimento.

 

Stacy Hawkins, PhD, Unilever R&D, Trumbull, CT, United States; Joanne Alicea, Unilever R&D, Trumbull, CT, United States; Srinivasan Krishnan, PhD, Unilever R&D, Trumbull, CT, United States; Robert Marriott, PhD, Unilever R&D, Trumbull, CT, United States.

 

Pele fotoenvelhecida é a manifestação de acúmulo de dano da pele por exposição solar crônica sobreposta ao processo de envelhecimento cronológico. Por muitos anos os alfa-hidróxi ácidos (AHAs) têm sido um ingrediente base em produtos antienvelhecimento. Anualmente são introduzidos novos produtos, inclusive ingredientes como retinol, derivados do retinol, beta-hidróxi ácidos, niacinamida, peptídeos e retinóides de prescrição. Os produtos mais eficazes freqüentemente contêm ingredientes que resultam em algum grau de irritação na pele. Cosméticos lipídios de receptor ativador proliferador de peroxissoma (PPAR) mostraram melhorar significativamente a aparência da pele fotoenvelhecida versus um efeito do veículo, e, em combinação com o ácido glicólico, contra o ácido glicólico isolado. O objetivo desta pesquisa foi demonstrar a eficácia de um novo ingrediente cosmético antienvelhecimento lipídico PPAR, ácido linoléico conjugado (CLA), fornecendo benefício antienvelhecimento sem a irritação experimentada com outros ingredientes antienvelhecimento. As formulações do teste incluíram um creme CLA, uma combinação de creme hidratante com CLA e outros ingredientes antienvelhecimento (CLA/combinação), um creme antienvelhecimento não prescrição líder de mercado, e um creme ácido retinóico de prescrição.

 

Neste estudo foram associados indivíduos femininos com 30 a 70 anos, com tipos de pele Fitzpatrick I-III e fotodano moderado-a-severo, o estudo foi aprovado pelo Institutional Review Board, foi multi-célula, aplicação em face dividida, com 38 a 44 indivíduos por célula (159 indivíduos no total). Os indivíduos aplicaram os produtos teste duas vezes ao dia em suas faces durante 16 semanas. A avaliação visual realizada por especialista em atributos de fotodano foi executada no início e nas semanas 12 e 16. As avaliações instrumentais objetivas obtidas no início e em todos os meses incluíram medidas de corneometria, que mede a hidratação, avaliação da textura usando um scanner óptico 3D, e fotografias digitais. Todos os produtos melhoraram significativamente a aparência dos atributos de fotodano da condição inicial. Porém, a formulação com ácido retinóico causou significativamente mais ressecamento e eritema comparado ao creme CLA/combinação. Os cremes CLA e CLA/combinação forneceram significativa melhora na avaliação visual por especialista em fotodano quando comparados ao creme de não prescrição. O creme CLA/combinação resultou em significativa melhora comparado ao creme de não prescrição, conforme avaliado por análise objetiva de textura 3D. Coletivamente, estes resultados apóiam o uso de CLA como um ingrediente antienvelhecimento com redução dos efeitos colaterais irritantes. J Am Acad Dermatol AB95 - February 2007.